sexta-feira, 24 de junho de 2016

COMO FAZER CAPA DE ALMOFADA BEM SIMPLES


COMO FAZER CAPA DE ALMOFADA BEM SIMPLES:

Quer renovar as almofadas da sala mas está sem dinheiro para gastar com as capas prontas?
Então mãos à obra:
-Vamos calcular quanto de tecido precisaremos. Isso vai depender de quantas capas você vai precisar fazer e o tamanho das almofadas.
- Primeiro meça as almofadas e some + 2cm para a costura de largura.No comprimento será a medida do comprimento + 2cm para a costura x 2 vezes e meia.
Exemplo:
Sua almofada mede 45 cm x 45 cm  então a medida necessária vai ser 47 cm x  1,18 cm para cada capa. (Veja o cálculo: Largura : 45 + 2 cm = 47 cm /  Comprimento: 45 + 2cm = 47 x 2,5 vezes = 1,18 cm
Então com um tecido de 1,47 cm de largura, com  1,20 cm,  dá pra fazer 03 capas.
Se quiser fazer 06 capas, compre 2,40 cm de tecido de sua preferência. Existem vários tipos e preços de tecidos, mas com certeza você vai ter capas mais bonitas, que combinem com sua decoração e por um preço bem acessível.
Cortando o modelo:
Para não estragar o tecido, faça um molde com jornal com as medidas que você vai precisar para cada capa: 47 x 1,20 cm  - Pode emendar o jornal de não der essa medida.
Risque o tecido utilizando o molde, das 03 primeiras capas.
Se você tiver máquina que tenha o ponto zigue-zague, passe um zigue-zague em volta do tecido para não ficar desfiando. Faça uma bainha nas pontas como mostra o desenho.
Dobre o tecido deixando o avesso para fora, em forma de envelope como na figura.

Depois costure as laterais e está pronto!!


quinta-feira, 23 de junho de 2016

Renovando os quadros na decoração sem gastar muito!!!!



Para renovar o ambiente é bom trocar a cor das paredes e com isso temos que trocar tudo que existe ao redor para combinar com a nova cor. Mas podemos reciclar os objetos já existentes inclusive os quadros.

Vão as dicas:

O ambiente alterado foi a sala, que passou de uma decoração azul e verde para uma com paredes cinza e amarela.

QUADROS:
Para quadros pintados com tinta acrílica:
Podemos alterar algumas cores predominantes, que combine com o novo ambiente, ou simplesmente pintar um outro motivo em cima.  Se a opção for pintar um outro motivo em cima, siga as seguintes instruções:
- Vamos precisar de tinta acrílica branca. Não precisa ser específica para pintar quadro não, pode ser tinta acrílica de parede, principalmente se você já tiver esse material sobrando em casa, um rolinho pequeno, um pincel pequeno e macio.

- Passe quantas demãos de tinta branca forem necessárias, para cobrir bem a pintura já existente, tomando cuidado para não borrar a moldura (se tiver), mas se isso acontecer, limpe na hora, com um pano úmido. Deixe secar de um dia para outro.
- Depois elabore num papel ou com o auxílio do paint do Windows, o desenho que você vai pintar. Se você não for nenhum artista e não tiver muito talento para pintura, escolha motivos geométricos e simples, como no exemplo da foto. No paint é melhor pois dá  para testar as cores e ter uma prévia de como vai ficar antes de passar para a tela.
- Aproveite as sobras de tinta da parede para pintar o quadro, assim você economiza no material e dá um resultado perfeito de combinação de cores.
- Definido o desenho, passe a ideia para a tela, à lápis  bem de leve, pois se errar tem como apagar e se não der para apagar ainda pode passar um pouquinho de tinta branca para corrigir o erro. Agora é só pintar.


Para quadros em gravura:

Pode conseguir um resultado bacana também nas gravuras, nesse caso pode-se estudar em mudar apenas o fundo do quadro ou alguns detalhes e trazê-lo próximo às novas cores do ambiente.  Também podemos utilizar as tintas que sobraram da parede para essa mudança, só que aí a tinta vai ser mais difícil de pegar, pois o papel brilhante não absorve bem.  Depois para conseguir que as partes pintadas fiquem brilhantes, compre verniz brilhante colorgin  e passe em toda a extensão do quadro, protegendo a moldura com fita crepe.

Veja o resultado:


  

Foi alterado o fundo que era azul e ficou amarelo, e as cadeiras que eram verdes e ficaram cinzas.











Quadros pequenos em fotografia:

Nesse caso a solução foi procurar uma foto que combinasse com a nova decoração e imprimir. Para isso você vai precisar de impressora colorida, e papel fotográfico, que não custa caro.
No meio do processo, o cartucho colorido acabou pois a foto consome muito cartucho e a solução foi imprimir alguns em preto e branco. Poderia até imprimir todos em preto e branco que também ficaria bonito.








2 - BANHEIRO SEMPRE LIMPINHO


Quem é dona de casa e trabalha fora, sabe o quanto é difícil manter a casa limpa e organizada, mas com alguns truques, podemos nos livrar daquela faxina interminável dos finais de semana, principalmente o banheiro que toma um tempo danado quando deixamos para limpá-lo uma vez por semana.
A dica é mantê-lo limpo em vez de acumular a sujeira e se matar para limpar depois:
Material que se deve ter no banheiro:
- Um bom Limpa limbo
- Alcool
- Limpador de banheiro  (receita abaixo) – serve para o vaso e para o chão.
- Rodo
- Escova para limpar o vaso
- Mini aspirador ou vassoura
- Pano de chão e um pano para limpar lavatório e tábua do vaso sanitário (melhor é o de microfibra)

1. Todos os dias pela manhã, seja a última (o) a usar o banheiro de sua casa e no final, dê descarga, passe um pouco do limpador de banheiro no vaso e escove. Deixe assim  com a espuma, que desinfeta e limpa.  Umedeça o pano de microfibra com álcool e passe no lavatório, na tábua do vaso, no cestinho, no espelho, etc.  Esvazie o cestinho pelo menos dia sim, dia não pois é daí que vem aquele cheiro desagradável de urina; se o banheiro for frequentado por várias pessoas, faça isso todos os dias. Se tiver na sua casa aquele “kid pontaria” que suja o chão, espirre um pouco do limpador no chão e passe o pano, senão não é necessário limpar todos os dias o chão.
Obs.: Se sua tábua do vaso for envernizada, tome cuidado com o álcool, talvez seja melhor optar pelo desinfetante nesse caso.

2.  Seja a última (o) a tomar banho, passe o rodo, recolha os cabelos, enxugue bem o box com o pano e seque os azulejos com o pano de microfibra que absorve a água melhor que os outros panos, para evitar que crie aquele limbo. Dia sim, dia não, se o tempo estiver muito frio e úmido, é bom passar o pano de microfibra com álccol nos azulejos (mas somente na área do Box).  Passe o mini aspirador no chão ou varra para tirar os cabelos que geralmente caem.

3. Uma ou duas vezes por semana, alguns minutos antes de tomar banho, molhe o chão do box, e espirre um pouco de limpa limbo. Na hora do banho, é só enxaguar o produto do chão. Se quiser pode dar uma esfregada antes.
Esses produtos utilizados podem ser guardados num armário, mas se não tiver, pode colocar tudo num balde e deixá-lo num cantinho do Box.
Com essas dicas, você vai ver que seu banheiro estará sempre limpo, mas é claro que de vez em quando, vamos precisar colocar mão na massa e lavar os azulejos e o chão, mas isso será mais espaçado que antes e na hora da faxina semanal, já pode pular o banheiro e ganhar tempo!!

Receita do limpador de banheiro:

- Uma embalagem vazia de desengordurante, ou daquele limpador multiuso, retire aquele canudo de dentro que faz a tampa virar um spray, por que a intenção é fazê-la espirrar o produto e não borrifar.
- Veja Limpeza Pesada X-14
- Água sanitária

Coloque na embalagem uma tampinha do Veja X-14 + uma tampinha do próprio veja,   de água sanitária e complete com água. Agite para misturar tudo.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Cachecol de Tricô

Material:

01 novelo de lã
01 par de agulhas para tricô (um número acima do indicado na embalagem da lã).
01 agulha de tapeceiro
Fita métrica
Tesoura

Modo de Fazer:

Monte 25 pontos e siga em ponto arroz (receita abaixo) por 7 cm.
Depois mude para ponto malha (receita abaixo) e siga até atingir 68 cm.
Mude para o ponto arroz novamente até atingir 75 cm.
Arremate os pontos.
Dobre o trabalho ao meio sentido vertical deixando oo avesso para fora.
Costure fechando o trabalho por 4 cm. Esse fechamento seerve para encaixar a ponta do outro lado, após passar pelo pescoço.
Vire o trabalho no direito e está pronto!!!

Ponto arroz:

1a. carreira: 1 tricô, 1 meia, 1 tricô, 1 meia, até terminar a carreira.
2.a carreira : igual a primeira carreira, pois como montamos pontos ímpares, e a intenção é inverter os pontos, ou seja, onde é trico, fazer meia e vice-versa, vai sempre começar com 1 tricô, 1 meia e assim por diante.

Ponto  Malha:

1a. carreira - em tricô
2a. carreira - em meia 
Repetir essas duas carreiras.


1 - REFORME SUA MAQUINA DE LAVAR


Vamos dar uma maquiagem bonita para aquela máquina de lavar que, embora funcione bem, está meio enferrujada, riscada e com a pintura toda fosca do tempo?

Material:

- 01 colorgin exterior prata (assim fica parecendo com as máquinas dos modelos novos)
- 02 rolos pequenos de contact (preferencialmente o que imita aço escovado).
- Jornal e fita crepe para proteger o painel da máquina e outras partes que não queira pintar.

Como Fazer:

Primeiro limpe bem toda a superfície da máquina, para melhor aderência da tinta e do contact.
Depois proteja com jornal e fita crepe, as partes que não vã ser pintadas como o painel e a tampa de vidro. Não esqueça de proteger também os objetos e móveis ao redor, pois o colorgin costuma formar uma fina névoa que pode danificar.
De preferência coloque a máquina num lugar onde não tenha vento nem muita sujeira, para não grudar na pintura enquanto molhada.
Aplique camadas finas do colorgin somente na parte de cima da máquina e onde estiver mais enferrujado. Espere secar bem de um dia para outro.
No dia seguinte, vamos aplicar o contact no corpo da máquina, deixando a emenda na vertical, para não acumular sujeira.
Obs.: Na foto a máquina era branca e estava bem enferrujada na emenda da parte de cima com o corpo e ficou com aparência de nova!!